1- A Idéia
Na década de 80 a empresa costumava fazer uma festa no final de cada ano, em uma das fazendas no interior do município, reunia sempre seus funcionários para um churrasco de confraternização, que durava o dia inteiro, com diversas atividades como: jogos de futebol, volei, cartas, dos quais participavam funcionários de todos os setores, gerentes, encarregados e diretores da empresa com a finalidade principal de integrar todos.Na confraternização de 1986 um grupo de funcionários liderados por Hilton R. Fontoura, Juaires Z. Spolaor, Airton D. de Lima, Neri Veloso, Sílvia Hoppe e Altamir Paz tiveram a idéia de fundarem uma associação dos funcionários. Esta idéia foi crescendo, amadurecendo a cada encontro do grupo e dos demais funcionários nos jantares, almoços e demais confraternizações. Com a idéia amadurecendo a cada dia e com o apoio do contador da empresa, sr Airton Lima, passaram a "vender a idéia" para a diretoria da empresa a qual mostrou-se favorável.
2- A Fundação
Em 21 de outubro de 1993 houve uma reunião dos funcionários Airton D. de Lima, Hilton F. Rodrigues, Nery V. Fernandes, Nilzo P. dos Santos, Altamir M. Paz, Joni D. Cordero, Marcos B. Brum e Silvia Hoppe, ocasião em que foi lavrada a ata de fundação, nomeado uma comissão eleitoral, para o pleito a realizar-se em 26 do mesmo mes.
Em 26 de outubro de 1993 foi realizado as primeiras eleições para a diretoria da AFEC, concorrendo duas chapas, sendo que a chapa vencedora foi a chapa B, composta da seguinte forma:
Hilton Rodrigues – presidente
Nilzo P. dos Santos – vice presidente
Silvia Hoppe – secretária
Joni D. Cordeiro – tesoureiro
Em 27 e outubro de 1993 tomou posse a chapa vencedora e começaram a votação e aprovação dos estatutos da associação.
Dai em diante começaram os trabalhos no sentido de fazer funcionar a associação, com eventos como: jantares, bingos,rifas,torneios de diversos esportes, churrascos, além de diversas atividades no sentido de arrecadar fundos para o funcionamento da associação, que promovia os eventos em salões alugados ou cedidos como a sede da AABB e Salão de Festas do Santuário de Fátima.
3- A Construção da Sede
No início do ano de 1995, a direção da empresa cedeu, por comodato, um terreno na rua Major Leopoldino Sobrinho, para a construção da sede própria da associação.
Daí em diante, as sucessivas diretorias tiveram como meta principal, arrecadar fundos para dar início a construção da sede, sem descuidar da promoção anual da festa de final de ano, com churrasco de confraternização, entrega de presentes para filhos dos associados.
No final do ano de 1996 foi iniciado o alicerce para a construção do prédio que avançava lentamente, em virtude dos poucos recursos existentes. Porém em ago/2000 a diretoria da AFEC apresentou à direção da empresa, um orçamento no qual constava a necessidade de numerário para o levantamento das paredes, colocação do telhado, instalação elétrica e hidráulica, portas vidros, piso rústico, etc, a qual ficaria em condições de utilização para a realização dos eventos.
A direção da empresa propôs que doaria o valor referente a 5O% do orçamento e financiaria para a AFEC os outros 50%.Daí em diante recomeçaram as obras par a construção, ficando esta etapa concluída em dez/2000.
4- A Inauguração
Em 22/12/02 foi inaugurada sede social, com um churrasco de confraternização, contando com a presença de quase a totalidade dos funcionários associados, dependentes bem como todos os diretores da empresa e seus familiares. Na ocasião em que foi descerrada uma placa comemorativa a este evento e foi convidado para este ato o sr. Alcides Coradini.
A partir desta data, as festas, eventos bem como demais promoções passarem a serem realizadas na sede própria da AFEC. A qual está sendo melhorada dia a dia, com a colocação de piso de cerâmica, ventiladores, aparelhos de som, televisão, mesa de bilhar, etc.
5- A Diretoria Atual
A diretoria atual é composta por Jairo Z. Spolaor como presidente,Jorge Luiz M. Nascimento como vice-presidente, Hilton F. Rodrigues como tesoureiro e Maridalva L. P. Dutra como secretária.
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